sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Podemos prever o nosso futuro?


   Desde que o mundo é mundo o homem tenta conhecer o seu futuro. Isso dá uma certa confiança a nós, como se pudéssemos nos preparar para o que virá. Vários foram aqueles que alegaram poder prever o futuro e alguns até se consagraram, como Nostradamus. Mas, até que ponto é realmente possível prever o futuro? É isso que vamos saber a partir de agora.


   Vamos começar do jeito certo, do passado para o presente. Na antiguidade, era costume ler o futuro nas estrelas, o que temos hoje por astrologia. De início, a astronomia e a astrologia eram praticamente a mesma ciência. Foi só no século XVIII que as duas foram separadas e a astronomia foi aceita como a única correta. Bem, voltando à astrologia. Vários povos se baseavam nas estrelas para “prever o futuro”, como os egípcios, os babilônios e os gregos. De acordo com as constelações e com a presença ou não de algum planeta próximo, seu destino seria traçado. Sendo assim, os astrólogos se baseam no zodíaco para criar o horóscopo, uma espécie de manual onde as pessoas veem o que o destino reserva para elas durante o dia ou um período de tempo. Mas agora isso foi quebrado. Caso ainda não tenham visto nada a respeito, umm cara dos EUA disse que o zodíaco está totalmente errado por conta do desvio planetário que ocorre naturalmente. Além disso, agora existe mais um signo. Se você passou toda sua vida se baseando no signo de peixes, você acaba de descobrir que agora você é aquariano, ou seja, todas as previsões da sua vida estavam completamente erradas. É, um choque, eu sei. Mas enfim, continuando.


   Vamos falar de outra método da era antiga que começou com os pitagóricos, que é a numerologia. Pitágoras é aquele cara que criou aquela equação que resolve praticamente tudo no planeta, certo? É, mas, além disso, o cara era fixado em números, chegando a dizer “Os números governam o mundo” assim nasce a numerologia, um metódo que se baseia totalmente nos números para prever o futuro. Quem já assistiu ao filme número 23 vai entender mais ou menos como funciona a numerologia (pra quem não viu, recomendo). Quer tentar? Ok, pegue uma calculadora se não for amigo dos números ou use o Google, ele tá aí pra isso. Bem, primeiro some os números do dia e do mês de seu nascimento. Certo, agora pegue esse resultado e some com os números deste ano. Atenção, se você já fez aniversário, some o resultado com os números de 2011. Se ainda não fez, some com os de 2010. Se o resultado for maior ou igual a dez, some os dois números. Clique aqui para saber em que ano numerológico você está. Em resumo, a numerologia é um método usado por engenheiros e pessoas ligadas em exatas, o que de fato não tem nada haver comigo.

Pitágoras e os números: o futuro é apenas um cálculo? 

   Um outro método do mundo antigo era a leitura da palma da mão. E claro, a leitura da mão surgiu com os ciganos, correto? Errado. Na verdade, há registros de leitura da palma da mão da época do antigo egito. Funciona mais ou menos assim, de acordo com a forma, a profundidade e as interferências das linhas na palma de sua mão, seu destino é traçado. Deve ser daí que vem a expressão “eu conheço isso como a palma de minha mão”... Enfim, para cada caso, uma interpretação. Linhas quebradas significam mudanças; pontos, alguma tragédia; abifurcações, escolhas, entre outros casos. Só fico pensando se o cara perde a mão ou acaba com uma cicatriz na palma da mesma, será que muda algo?
   Vamos falar de uma celebridade da era medieval: Nostradamus e suas maravilhosas previsões. Dizem que ele previu a eleição de Obama e o fim do mundo em 2012, com a ascenção do anti-cristo. Bem, vamos ver primeiro como ele trabalhava. Ele escreveu vários pequenos textos, como se fossem versos de poemas, onde, utilizando analogias, fazia sua previsão. Ok, como ele fazi isso, eu não sei, só sei que algumas se confirmaram. Em uma de suas previsões, Nostradamus disse ver uma grande multidão se levantar contra o grande homem e tudo acabou em um escarcéu. Muitos atribuem essa profecia à Revolução Francesa, no século XVII. Acontece, que esse previsão vale também para a Revolução Americana, a Mexicana, a Russa, até mesmo para os Caras Pintadas no governo Collor e a Revolução de 32 em São Paulo, ou seja, tem revolução no nome, Nostradamus previu. Isso pode ser explicado. É de conhecimento geral que diferentes pessoas têm diferentes interpretações de um mesmo texto e é isso que acaba ocorrendo com as profecias de Nostradamus. Estudiosos disseram que, usando o mesmo método de interpretação usado nas profecias de Nostradamus, acharam profecias do fim do mundo em 2012 na biblía e em um exemplar antigo de Moby Dick, ou seja, tudo é interpretação pessoal. Junte isso com uma fama paranormal e alguns acontecimentos e pronto, você tem um profeta.

Nostradamus podia mesmo prever o futuro?

   Falando em livros, dois autores se mostraram bastante, digamos, paranormais. Um deles é bem conhecido, o escritor Julio Verne, autor de clássicos como Viagem ao centro da Terra, 20.000 léguas submarinas e Viagem à Lua. O curioso é que, as bugigangas retratadas em seus livros, como foguetes e submarinos não exixtiam antes de 1880 e surgiram alguns anos depois do lançamento de seus livros. Até mesmo a Torre Eiffel foi “prevista” por Verne, que escreveu um livro onde retratava Paris no futuro, onde uma torre de ferro gigante estaría no centro da cidade. Certo, os pesquisadores podem ter tirados as invenções do livro dele, correto, até concordo, mas é aí que fica intrigante. Um escritor americano chamado Morgan Robertson escreveu, em 1898, um livro onde um navio gigante, o maior da época, saía de Inglaterra para os EUA, em sua viagem inaugural. Infelizmente, no meio do percurso, o navio se choca contra um rochedo, afundando no meio do atlântico. O nome do navio era, advinha, Titan. Catorze anos depois e o Titanic afunda com as mesmas condições do livro. Não se pode negar que a semelhança desse livro com o caso verdadeiro do Titanic é de impressionar. Praticamente tudo no livro faz referência direta ao Titanic e sua tragédia. Só para deixar mais curioso, em Abril de 1935, cerca de 23 anos depois do naufrágio do Titanic, um navio cargueiro chamado Titanian transportava carvão para o canadá, quando o marinheiro Willians Reeves, que estava de vigia, teve uma premonição e começou a gritar "perigo à frente!". Com a parada do navio veio a surpresa: por pouco o Titanian não se checou contra um iceberg, praticamente no mesmo local do Titanic. Bem, vai saber o que acontece com esses navios. Em todo caso, é melhor no nomear um navio com nomes derivados de Titan, por via das dúvidas...



Verne e seu submarino, o Nautilus. Previsão do futuro ou inspiração no passado?

   Mas espere, ainda tem mais, só que agora não é outro método, e sim uma teoria. Existe a teoria de que a linha temporal, a nossa linha do tempo, é, na verdade, uma linha circular, não uma reta como costumamos imaginar. Vou tentar explicar. Geralmente vemos a história como se fosse uma rua, onde os postes de iluminação fossem como marcos históricos, como as grandes guerra, a queda de Roma, etc. Acontece que, em teoria, a história é um círculo, ou seja, cedo ou tarde a história acaba se repetindo. Encontrando um padrão no passado, poderíamos prever o futuro. Vejamos um exemplo: Napoleão Bonaparte e Adolf Hitler, considerados as duas encarnações do mal. A história de ambos estão mais ligadas do que se parece. Ambos, antes de se tornarem tiranos, lutaram no exército de seus países; Ambos chegaram ao mais alto posto de seus países (Napoleão como imperador e Hitler como Chanceler); Ambos conquistaram toda a Europa, com exceção da Península Ibéria (Espanha e Portugal) – Napoleão chegou a conquistar este território, mas não teve muito tempo de posse; A derrota de ambos teve início em uma tentativa de invadir Moscou; A Inglaterra esteve por trás das derrotas de ambos. Tanto Napoleão como Hitler morreram confinados e doentes, Napoleão na Ilha de Elba, com cancêr, Hitler em seu Bunker, com parkinson e problemas digestivos. Um outro exemplo curioso são as coincidências entre Lincoln e Kennedy, mas estou com preguiça de escrever tudo, por isso vou por este link.
   Tendo como base essa última teoria, o que será que pode ocorrer ano que vem? Que personalidade ou fato marcante ainda não teve seu correspondente histórico? É por isso que eu digo, quer saber como será o futuro? Viva o presente e, depois de alguns anos, você saberá...

Hitler: sua vida foi apenas uma reprise da de Napoleão?

   P.s.: Eu realmente não sei o que houve, mas este texto veio para mim do nada, no meio da madrugada de quinta para sexta. Para ser exato, comecei a digitar este texto às 4:15 da manhã. Sei que pode estar um pouco longo, mas foi direto. Durante todo Janeiro fiquei sem nenhuma ideia do que escrever, espero que este texto não acabe com tudo de um vez. Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms