sexta-feira, 18 de março de 2011

Solar City Tower



   Estamos em contagem regressiva para a copa e as olimpíadas no Brasil. (estamos?) Tanto que nem nos importamos com a olimpíada do ano que vem, em Londres. Enfim, o momento agora é de se preocupar e arrumar o país, dar uma geral na casa e deixar apresentável para o mundo. Bem, um dos projetos para o Rio de Janeiro de 2016 é a construção de um prédio um tanto bizarro em uma das ilhas que cercam o Rio. A fantástica Solar City Tower apareceu na metade do ano passado como um projeto revolucionário e que levaria o Rio para um novo patamar arquitetônico.


   Tudo seria lindo e maravilhoso se não fosse mentira. Pois é, vai entender. O pior é que isso surgiu meio que do nada, ou melhor, ninguém sabe como um projeto conceitual e completamente imaginário se tornou notícia. Minha teoria é a de que a imprensa atual deixou seu senso crítico e sua curiosidade ávida morrer nos anos 70. Simplesmente pega-se uma imagem e a lança como notícia, sem ao menos terem trabalho de pesquisar antes.

   Quando vi as imagens desta torre magnífica se erguendo da mata em uma ilha com Copacabana de fundo, na hora pensei que o Brasil pudesse avançar um pouco, ainda que apenas no conceito de sustentabilidade. A ideia da torre é a seguinte: ela geraria energia para o Rio através de painés solares colocados entrada da torre. De noite, a energia seria gerada por uma cascata artificial e desaguaria em turbinas, como se fosse uma hidrelétrica vertical. Contaria com anfiteatros, restaurantes e até um local para prática de bungee jumping, na cascata.
   Vendo algumas imagens notei algo estranho: a água que cai da cascata simplesmente some quando cai na mata. E outra coisa: não há qualquer acesso à ilha, nem um porto ou um viaduto. Enfim, tinha algumas falhas mas nem dei muita atenção.

   Foi quando eu descobri o site Arquitectum e vi que o projeto era apenas um participante de um concurso de arquitetura. Detalhe: nem foi um dos finalistas. Esse concurso era para criar uma torre para o Rio de Janeiro. Quem quiser ver os demais, acesse o site e procure por Past Academic Competitions. Depois é só apertar a seta para baixo até achar o Rio.
O vencedor do concurso era um prédio em forma de anel, com 27 círculos
luminosos ao redor representando as estrelas da Bandeira Nacional.
   Pois é, nenhuma torre será construída no Rio para as olimpíadas. Pelo menos não por hora. Vamos esperar para ver se, quem sabe mais tarde, alguma estrutura futurista brote no Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms