terça-feira, 20 de novembro de 2012

A Maldição do Tigre



   Embora o ditado seja “não julgue um livro pela capa”, eu faço exatamente o oposto. Sou imediatamente atraído pelas capas e só depois vou ler a sinopse do mesmo. E acredito que tenho uma certa sorte com isso porque meu atual xodó, a coleção completa de As Crônicas de Gelo e Fogo, foi escolhida justamente por conta da capa misteriosa e sombria de A Guerra dos Tronos. Mas nem sempre o livro acaba me agradando. Como já disse na resenha sobre O Pacto, o que me atraiu no livro foi a capa e, um pouco mais tarde, a sinopse. Entretanto ele acabou me decepcionando um pouco por conta do enredo não ser lá essas coisas. Enfim, não estou aqui pra falar de GoT (Game of Thrones) ou O Pacto, mas sim de um outro livro que me prendeu pela capa: A Maldição do Tigre - A Saga do Tigre, de Colleen Houck.

   Estava eu, feliz e contente, em uma das minhas rotineiras visitas à livrarias quando me deparo com um tigre branco de olhos azuis-celeste em um fundo da mesma cor, adornado com motivos indianos... Foi amor à primeira vista. Quando fui ler a sinopse (abaixo), percebi que era mais um daqueles romances para Young Adults, a mesma faixa-etária de Crepúsculo e Diários de Vampiro. Logo fiquei com um pé atrás com o livro, porque não sou muito chegado à romance e tals. Mas a capa era tão linda e bem feita que não pude deixá-lo abandonado naquela prateleira. Comprei no mesmo dia.


   Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Determinada a devolver a Ren sua humanidade, Kelsey embarca em uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia. Ao mesmo tempo, se apaixona perdidamente tanto pelo tigre quanto pelo homem.

   Como se pode notar, a sinopse deixa claro que é mais uma história entre uma jovem com problemas pessoais que se apaixona por alguém misterioso. Mais ou menos o mesmo formato de Crepúsculo (Bella está dividida entre os pais divorciados e entra em conflito com eles) e Diários de Vampiro (que a protagonista que não lembro o nome está sofrendo por algo que não sei bem o que é). Concordo que o enredo não é nada surpreendente (na verdade chega até ser bem previsível), mas nada que atrapalhe a leitura. Num momento da literatura onde somos asfixiados com vampiros românticos, lobisomens sarados e casais sado-masoquistas, um pouco de romance inocente beirando a fantasia não faz mal a ninguém.

   Houck nos leva a Índia que eu pessoalmente prefiro. Nada daquele país do Slumdog Millionaire (Quem quer ser um Milionário) que é a Índia real, nem da Índia-tudo-é-perfeito da novela Caminho das Índias. AMdT (A Maldição do Tigre -vou usar bastante esse tipo de sigla nas resenhas e críticas-) nos leva para a Índia misteriosa e fantástica, com deuses, maldições, planos e guerras familiares.

   Kelsey é uma garota adorável e sagaz. Juntamente com Ren ela viaja para a Índia para tentar quebrar a maldição. Eis que, já em solo indiano, eles encontram Kishan, o irmão "mal" de Ren. Como todo bom romance, ela ficará dividida entre os dois. Vocês devem estar perguntando: "Uma garota que se apaixona por um rapaz amaldiçoado e que acaba gostando do irmão bad-boy dele também. Já vi isso antes..." Se você assistiu Diários de Vampiro vai notar muita semelhança entre os enredos, pelo menos na parte do romance em si.

   Mesmo com esses clichês típicos de romances adolescentes, AMdT não deixa de ser divertida e emocionante. Vale a pena conferir esse romance fantástico de Houck e, quem sabe, ler toda a saga (o segundo já foi lançado e o terceiro será lançado no final do ano). Ah sim, vale lembrar que o livro será adaptado para o cinema, com previsão de estreia para 2015.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms