terça-feira, 20 de abril de 2010

Túnel do tempo - Independência dos EUA


   Estamos começando hoje uma nova série no blog: Túnel do tempo. Nela irei explicar, espero que de forma simples, fatos que mudaram o rumo da humanidade. Bem, vamos começar...

Profº.: Muito bem pessoal, vamos começar nossa aula de hoje, ou melhor, nossa viagem. segurem-se nas cadeiras e coloquem seus óculos. Vamos ajustar a data para 4 de julho de 1776. Alguém sabe o que significa?
Joãozin: Que vamos demorar para chegar?
Profº.: Tá, dessa vez passa por que fez "sentido", mas não. Essa é a data da Independência dos Estados Unidos, um evento que mudou a postura e o pensamento do mundo na época. Muito bem, vamos começar nossa viagem...
*sons estranhos de viagens cósmicas [?]*

   Muito bem classe, estamos no estado de Virgínia, onde agora não é nada, mas futuramente terá a sede do governo americano: Washington D.C. Tudo começa desde a colonização inglesa da américa. Colombo defendia a ideia de que se fossem pelo lado contrário do globo eles chegariam ao exato local de saída, ou seja, se querem chegar ao oriente, vá pelo ocidente, uma hora você consegue chegar lá.
   Agora vem a 1ª questão: se eles tinham a rota do mediterrâneo ou atravessando por Veneza e Constantinopla, por que quiseram enfrentar o Atlântico, tão desconhecido e perigoso na época? Bem, essas cidades começaram a enfiar a faca em forma de taxas para todos os comerciantes que passavam com especiarias do Oriente. Então países como Inglaterra, Portugal e Espanha começaram a se aventurar pelo oceano. Os primeiros a chegar às Índias foram os portugueses, mas sempre contornando o Périplo Africano (ou costa da África, pra que colocar nomes impronunciáveis?).
   Bem, voltando para a história, Colombo então convenceu os reis católicos espanhóis de que se ele fosse pelo ocidente, conseguiria chegar às Índias em uma rota diferente. Os reis católicos então deram uma frota para Colombo "tentar" chegar onde queria. E não deu outro, o desocupado foi cair em terras americanas, mas como na época não se sabia da existência de tal continente (mentira, depois eu explico), o carinha pensou que eram as Índias. Aí começou a colonização: ao norte pela França, ao meio Inglaterra, o Brasil para Portugal e o resto para a Espanha. *Avançando no tempo*.
   A Inglaterra colocava pesadas taxas e leis sobre a colônia, para que assim ela não pudesse crescer e ficar tirando racha com a economia inglesa. Várias revoltas eclodiam na colônia, todas movimentadas pela sensação de subordinação. Uma das leis inglesas era a lei do selo, onde só podia ser comercializado na colônia produtos com o selo real. Isso fez com que todo o mercado externo do Novo Mundo fosse pro brejo. Isso revoltou os colonos, que jogaram todo um carregamento de chá inglês ao mar (Festa do Chá de Boston), fazendo a maior xícara de chá já feita pelo homem. Não é preciso dizer que a Inglaterra não gostou nada disso e resolveu entrar em confronto com a colônia. Várias batalhas ocorreram no norte da colônia, já que o sul era um regime escravista e não tava nem aí pro andar da carruagem.
   Após isso, e vários outros conflitos, George Washington, juntamente com Benjamin Franklin, John Hancock e outros signatários assinaram, em 4 de julho de 1776, a Declaração de Independência dos EUA. Vale lembrar que naquela época o ouro do "velho" oeste ainda não havia sido descoberto, ou melhor, nem existia oeste nos EUA, ele era apenas uma junção de 13 colônias fundadas inicialmente para começar a colonização do Novo Mundo. Sendo assim, todo o ouro posteriormente encontrado, ficou para os EUA. Outro ponto interessante, antes dos EUA não houve uma república formada verdadeiramente (apenas um episódio na Europa que quase aconteceu mas não se solidificou), ou seja, George Washington foi o 1º presidente do mundo. Não, pera aí, ficou estranho...
   Além disso o recém-nascido EUA já começou a guerrear contra o México e Canadá, ou melhor, Espanha e França, que estavam dominando toda a parte centro-ocidental do país. Sua declaração de independência é tão completa e forte que dizem que foi inspirada na Declaração dos Direitos Universais do Homem, feita após a Revolução Francesa. Bem pessoal, o que acharam?

Joãozin: Fessor, uma perguntinha aqui
Profº: Diga
Joãozin: Sou brasileiro, por que tenho que saber disso? Não sei nem a data da minha independência...
Profº: Bem, foi algo que mudou a perspectiva do mundo, alterando a política e o pensamento da época.
Joãozin: Ah tá, é por que o Brasil se separou de Portugal e isso não é ensinado na Europa...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms