terça-feira, 27 de abril de 2010

Túnel do Tempo - Proclamação da República


   O ano é 1870. O Brasil, já independente, estava no Segundo Reinado, reinado de Dom Pedro II (vamos chamá-lo de Pedrão). Havia nesta época várias revoltas ocorrendo no Império, principalmente na parte sul. O exército estava lutando como um condenado fazia muito tempo. Então chefes militares se reuniram com Pedrão para pedir um singelo aumento de salário, já que estavam lá no fim do mundo (na época era) feito loucos. Pedrão, lógico, não concordou com isso e não deu-os o aumento.
   Com o exército de pá virada com o Império, Pedrão deu outra escorregada. Pouco tempo após o episódio militar, a Igreja proibiu em todo o mundo a entrada de maçons nas igrejas. Pedrão era grão-mestre da maçonaria e, aproveitando de um poder concedido à ele, negou as ordens do Papa e liberou geral pra maçonaria no Brasil. Acontece que dois bispos, um de Olinda e outro de Recife, negaram as ordens do Pedrão e acataram as ordens do Papa, proibindo um casamento de um maçom. Isso chegou aos ouvidos do Pedrão, que mandou prender os dois bispos. A revolta foi geral no Império, com várias manifestações contra a Coroa. Pedrão voltou atrás e libertou os bispos, mas o estrago já estava feito, a Igreja passara para o lado republicano. Vamos ao nosso placar: Pedrão com a burguesia - 0 x Republicanos com o Exército e a Igreja - 2.
   Em 1888, Enquanto Pedrão estava fora, Princesa Isabel assina a Lei Áurea, libertando todos os escravos, sem dar assistência a ninguém. Pedrão volta de sua viagem e encontra um escarcéu no Império. Fazendeiros revoltados por terem perdidos seus escravos, não terem recebido indenizações e ainda terem que pagar pela mão-de-obra imigrante. Pedrão tenta de toda forma resolver a situação, sempre negando pagar as indenizações. Então os fazendeiros e a burguesia passaram para o lado republicano da força. Nesse momento era Pedrão contra todo mundo. E então, numa espécie de "O império contra ataca", Marechal Deodoro da Fonseca lidera um golpe militar, destronando Pedrão e proclamando a República em 15 de novembro de 1889. Pois é, Pedrão teve que pegar suas coisas, juntar tudo em uma trouxa e ir embora para Portugal.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms