sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os 5 maiores edifícios do Brasil


  Não são apenas os países do Oriente Médio que constroem prédios gigantes e exagerados, o Brasil  também seus edifícios grandinhos. Porém o maior prédio do país não passa de 170 m de altura, menor do que a Torre Eiffel, por exemplo. Mas, nos padrões brasileiros, 170 metros é muita coisa. Enfim, vamos dar uma volta pelos maiores edifícios brasileiros, a maioria em São Paulo.


1- Mirante do Vale
Localização: São Paulo
Altura: 170 m


 Concluído em 1960, o originalmente chamado Zazur Kogan fica no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo. Por ficar na base do vale o prédio acaba parecendo menor do que o seu "rival", o Edifício Itália, também em São Paulo. O gigante brasileiro é modesto e discreto, quase imperceptível no centro de SP. Possui 51 andares e é o 198º edifício mais alto do mundo.


2- Edifício Itália
Localização: São Paulo
Altura: 168 m


   Ao lado do Mirante do Vale, o Edifício Itália parece maior devido a sua localização, no topo do Vale do Anhangabaú. Possui 46 andares e foi concluído em 1965. No último andar está localizado um restaurante panorâmico, o Terraço Itália, dando uma visão de toda a região central da cidade.


3- Rio Sul Center
Localização: Rio de Janeiro
Altura: 163 m


   Próximo da praia de Copacabana, o Rio Sul Center possui 48 andares e foi concluído em 1982.


4- Edifício Altino Arantes
Localização: São Paulo
Altura: 161 m


   O 4º maior prédio do país é vizinho dos dois maiores, ou seja, os maiores prédios do país estão praticamente lado a lado (com exceção do Rio Sul Center). Mais conhecido como Torre do Banespa, por ter abrigado a sede do banco paulista (Banco do Estado de São Paulo), o Altino Arantes fica ao lado da Praça da Sé, no centro. Além disso o prédio está no ponto mais alto da capital, depois do Pico do Jaraguá, ou seja, somando sua altura mais a sua localização, a vista do observatório do edifício se estande até o Ipiranga e o Ibirapuera. Possui 40 andares e foi concluído em 1947.


5- Torre Norte
Localização: São Paulo
Altura: 158 m


   Localizado no Pinheiros, região nobre da capital, a Torre Norte faz parte do complexo hoteleiro e empresarial do Hilton, a empresa hoteleira cuja herdeira é Paris Hilton. A torre está ao lado da sede da Rede Globo e a Ponte Estaiada. Com 38 andares, foi concluído em 1999.


Como vimos, o Brasil tem lá os seus prédios altos. São baixos se comparados ao padrão internacional, mas dá pro gasto.
Não podemos nos esquecer do Edifício Copan, localizado ao lado do Edifício Itália. Com 115 metros, o prédio não tem uma boa colocação no quesito altura. Porém o Copan detém o título de maior prédio residencial da américa latina. São 1160 apartamentos, além de três andares comerciais e dois subsolos. No "mini-shopping", no térreo do edifício, encontram-se 72 lojas além de um cinema, que funcionou até 86 e depois foi transformado em uma igreja protestante, estando interditado atualmente. Possui mais de dois mil residentes e a engenharia dos elevadores obedece o padrão do Empire State Building, em NY.


Outro gigante está para nascer em São Paulo. Trata-se da Torre Sigma do Company Business Tower, na marginal do Pinheiros. Terá 189 metros de altura e está previsto para 2013.

1 comentários:

נσηαтнαη●•ツ momento of disse...

nossa legal mais brasil tem que evolui muito ainda

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms