terça-feira, 19 de abril de 2011

A história se repete?


   Vocês se lembram daquele post sobre o futuro e possíveis previsões? Se não se lembram, acessem esse link. Enfim, estava eu pensando na vida quando algo me veio em mente: há uma, ou melhor, duas personalidades políticas brasileiras que têm uma coisa em comum. Vamos ver a possível ligação entre eles.


   Ele foi um presidente popular. Grande parte do país o apoiava e gostava de seu governo. Lógico, sempre havia os contrários ao seu governo, na maioria pertencentes a uma classe alta. Ficou por um bom período no governo e não pode mais continuar. Escolheu, então, uma pessoa de dentro do partido, que a maioria da população desconhecia, e deu total apoio a essa pessoa. Com o apoio desse presidente popular, o candidato venceu as eleições, se consagrando como presidente. Estou falando de Lula e Dilma, certo? Errado. Estou, na verdade, falando de Getúlio Vargas e Gaspar Dutra.


   Em 1930 Vargas assume o poder após um rolo envolvendo paulistas e mineiros. Posso falar disso com mais detalhes mais tarde. Enfim, em 1930 Vargas entra no poder como presidente provisório. Em 32 aconteceu a Revolução Constitucionalista em São Paulo e, apesar de ter vencido, Vargas acatou o pedido dos paulistas e organizou uma Assembleia Constituinte, assembleia essa que se encarregaria de organizar a nova constituição nacional. Em 34 a Constituição estava promulgada e Vargas se tornou presidente constitucional com um mandato de 4 anos. É aí que começam as características parecidas entre Lula e Vargas.


   Logo no início do mandato, Vargas fez a famosa Reforma Trabalhista, criando direitos como férias remuneradas, 13º, trabalho feminino, entre outras coisas. Logo Vargas se consagrou como "mãe dos pobres", porém também era tido como "pai dos ricos", por impulsionar a indústria nacional, fazendo com que a economia do Brasil crescesse de forma exponencial. Lula, por sua vez, lutou pela igualdade social, sem se esquecer de moldar a nova indústria brasileira e prosseguir com a economia estabilizada. 

   Em 1938, época da eleição, Vargas deu um golpe chamado de Intentona Comunista. Nesse golpe, Vargas acusava os comunistas de, perto das eleições, tentarem tomar o poder deles e levar o Brasil para o lado vermelho da força (quem sabe sobre política mundial vai entender a piada). Sendo assim o Congresso decidiu deixar Vargas no poder. Nesse meio tempo, em 2006, Lula se re-elegia, garantindo seu governo por mais 4 anos. Em 42, em meio a 2ª guerra, Vargas prosseguiu com poder, de novo com a especulação de um possível golpe por parte dos comunistas. Agora vamos avançar até a parte que falei no começo do post.

   Em 1945, ao final da guerra, Vargas foi intimado a deixar o poder. Ele tinha que sair do cargo, assim como Lula no final do seu segundo mandato. Vargas então escolheu Dutra, na época Ministro da Guerra. Lula escolheu a Dilma que, apesar de ter sido Ministra-Chefe da Casa Civil, poucos populares a conheciam. Assim como o apoio de Lula para com Dilma, o apoio de Vargas foi decisivo no processo de transição do poder.

   "Mas, 'pera' um pouco. Se o governo do Lula e a transição do poder para a Dilma pode ser ligado ao governo Vargas e Dutra, como termina essa história?"
   Muito bem. Em 1950, ao final do mandato do Dutra, Vargas retorna como candidato à presidência, ganhando disparado de seus adversários. Se a história está se repetindo, advinha o que pode acontecer em 2014...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms