terça-feira, 1 de junho de 2010

Especial Segunda Guerra no World News


   Olá pessoal. Antes de tudo me desculpem por não ter colocado o World News Movies no ar essa semana. Tudo está corrido antes do feriado. Por falar no feriado, a partir de amanhã o blog ficará OFF, assim como minha vida na internet. Voltarei apenas na segunda-feira. Pois bem, resolvi criar um especial sobre a Segunda Guerra, um dos meus assuntos prediletos. Aqui fica a primeira parte porque todo o especial é dividido em três partes. Quem quiser ler a parte dois clique aqui. Na primeira parte falo apenas da Segunda Guerra, na segunda sobre Hitler e na última parte faço comentários, uma espécie de monólogo, sobre Hitler e a guerra. AVISO: a terceira parte só estará pronta terça que vem. Fique agora com a primeira parte do Especial Segunda Guerra no World News.

   Não há como falar da segunda guerra sem falar de Hitler. Há um certo encaixe entre a história dele e o da segunda guerra. Mas falo dele depois por que se eu fosse falar tudo agora, vocês iam desmaiar de tanta coisa. Mas enfim, vamos começar do começo...
   Para todos os efeitos a Segunda Guerra começou em 1939, mais precisamente em 1º de setembro, quando a Polônia foi invadida pelo exército alemão. Rapidamente Inglaterra e França reagiram, declarando guerra contra a Alemanha. Do outro lado a Itália e o Japão formam juntamente com a Alemanha o Eixo Roma-Berlim-Tóquio. Do outro lado da Europa, a Aliança começa a se formar, mas só estará completa com a entrada dos Estados Unidos. Entre 1939 e 1941 o nazismo se expandiu e tomou praticamente toda a Europa, com algumas pequenas excessões como a Suíça e Portugal.
   A forma de invasão usada por Hitler, a Blitzkrieg, era extremamente eficaz. Primeiro aviões passavam bombardeando a cidade; depois de abalada a cidade recebia a "visita" dos tanques, que acabavam de destruir grande parte dela; para garantir a total tomada da cidade, a infantaria vinha depois, atacando soldados e civis. Como visto, composta por três armamentos, a Blitzkrieg garantiu a Hitler grandes cidade, como Paris.

Hitler após a conquista de Paris

   Pois bem, a II Guerra pode ser dividida em duas partes: a guerra na Europa e a Guerra no Pacífico. A da Europa, claro, movida pela Alemanha Nazista, e a do Pacífico movida pelo Japão e suas tentativas de anexar territórios da Ásia. O Japão, após entrar na guerra aliado da Alemanha, sofreu um grande corte de suprimento de combustível (petróleo) por parte dos EUA. Enquanto pensavam em um jeito de ter o petróleo de volta, iam anexando partes da China, Coréias e Indonésia.
   Enquanto isso na Europa o nazismo fazia a festa, literalmente. Cada vitória já era aguardada por Hitler e o poder subiu à sua cabeça. Tanto que ele atacou sua aliada, a URSS. A URSS era de suma importância para Hitler e o nazismo, porque ela formava uma barreira ao leste do território agora pertencente a Alemanha, como um escudo contra ataques. Hitler literalmente jogou fora seu escudo invadindo a URSS e Stalingrado, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943. Em sua marcha para Moscou, durante o rigoroso inverno russo teve que retornar, com as perdas por fome e frio, além da repressão russa com soldados mais preparados para o frio. Esse foi o início da queda do nazismo. Mas voltemos ao pacífico.

O USS Arizona, um marco do ataque de Pearl Harbor

   Enquanto o nazismo entrava em declínio, o Japão já havia atacado Pearl Harbor, uma base da marinha americana no Havaí, como forma de vingança pelo corte de petróleo, em 7 de dezembro de 1941. A partir desta data os EUA estavam oficialmente na II Guerra Mundial. Voltando à Europa... Hitler, depois de sua loucura, ficou preso dentro do continente. Agora sem o apoio tático da URSS, qualquer aliado poderia atacá-lo pelo leste. Imagine você com um colega (Alemanha e Itália) segurando uma porta para que ninguém entrasse. Agora seu colega foi embora (nessa altura da guerra a Itália de Mussolini já havia declarado sua rendição) e apareceu outra porta, do outro lado da sala. Na porta ao oeste a Inglaterra tenta entrar, do outro lado a URSS. Não sei se ficou claro (creio que não), mas Hitler ficou nessa condição. Poucas unidades de soldados e um território muito extenso para proteger.
   Dá até dó (não) de Hitler, ia por leste se proteger da URSS e perdia Paris para os aliados; Ia pro oeste e perdia a Grécia. Pouco a pouco Hitler ia perdendo território. Para piorar sua situação, os aliados marcaram um dia de ataque ao norte, um dia decisivo, um dia D, em 6 de junho de 1944. Nesse dia houve um desembarque maciço de soldados aliados na Normandia, norte da França. Esse desembarque foi mais um agravante contra o poder de Hitler.
   Em 1945 Berlim estava totalmente cercada: ao norte, sul e oeste pelos aliados e ao leste pela URSS. Hitler não estava disposto a se entregar e não queria que ninguém mais fizesse isso. Chegando aos momentos finais, em abril de 45, Hitler começou a perder o juízo, vendo tropas que já não existiam nos mapas e afirmando que tudo se resolveria se determinado batalhão atacasse. Os mais sensatos, vendo a destruição se aproximando, começaram a abandonar o bunker, - construção fortificada abaixo do solo onde Hitler passou os seus últimos momentos - sendo caçados e mortos por traição. Não querendo se entregar e se vendo já sem saída, Hitler comete suicídio, em 30 de abril de 1945. MAS a guerra ainda não acabou. Após a morte de Hitler, Goebbels assume o Reich, continuando a guerra, se matando depois de alguns dias. Após ele a Alemanha assina a rendição incondicional.
    Aí então a guerra acabou certo? Errado, ainda havia a guerra no Pacífico. Os EUA atacam o Japão constantemente, até que, a pedido do presidente que queria uma bomba que destruisse uma cidade inteira, em 6 e 9 de outubro de 1945, as cidades de Hiroshima e Nagasaki são atingidas por bombas atômicas, respectivamente. O Japão assina a rendição e é o fim da Segunda Guerra Mundial, o evento mais importante do século XX.
A devastação causada pela bomba em Hiroshima

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms