segunda-feira, 21 de junho de 2010

Por que é tão difícil aprender o Hino Nacional?

   Olá povo! Finalmente estou melhor de saúde. Pensei que melhoraria no sábado e acabei ficando pior. Mas bem, voltando com o blog... Já repararam que o Hino Nacional é complexo e "chato" de se ler e aprender? Isso porque o Hino foi escrito em 1909, por Joaquim Osório Duque Estrada, sendo composta sua melodia em 1822.
   O hino utiliza  a escrita inversa durante toda sua letra, o que acaba deixando-o confuso. Vamos pegar apenas o começo do hino:

"Ouviram do Ipiranga às margens plácidas, de um povo heróico o brado retumbante. E o sol da Liberdade em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria neste instante."

Percebe como logo na primeira frase a ordem está inversa. Agora observem se alteramos a localização:

Às margens plácidas do Ipiranga se ouviu, de um povo heróico, o brado retumbante. E o sol da liberdade em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria neste instante.

Viu como muda e até ajuda a entender a letra? Mas, o que significa tudo isso? Vamos ver:

Nas margens calmas do Ipiranga se ouviu, de um povo heróico, o grito forte. E o sol da liberdade em raios brilhantes, brilhou no céu da pátria neste instante.


   E isso se repete ao longo de todo o hino. Então se você acha o hino complicado, calma... É a própria letra que complica um pouco. Ah, um aviso: não tentem parodiar o hino. Segundo a constituição isso é crime, alguma coisa relacionada a bem nacional ou algo do tipo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms