sábado, 25 de setembro de 2010

As 7 melhores (ou piores) destruições de Nova York em filmes

   Nova York é realmente uma cidade amada e odiada pelos americanos. O cosmopolita centro financeiro mundial sempre é palco de filmes catástrofes e parece que este é o alvo de tudo o que pode ocorrer no mundo. A lista é extensa: são asteróides, terremotos, vírus mortais, tsunamis, aliens, raios solares, guerras, terroristas, qualquer coisa pode acontecer em NY. Portanto, leve seu kit "sobreviva ao fim dos tempos" em sua próxima viagem à Nova York. Vamos ver agora as maiores e melhores destruições de Nova York.


1- Independence Day (1996)
O que: Aliens com naves gigantes
Causa: Não se faz idéia
Quantas vítimas: Toda a cidade

   Meio que do nada uma nave gigante paira sobre pontos conhecidos de Nova York e Washington e, sem motivo aparente, escolhe o Empire State e a Casa Branca como alvos. Tal como uma explosão nuclear, as duas construções explodem e levam consigo as cidades.



2- Cloverfield (2008)
O que: Uma espécie de Godzilla americano
Causa: Vai saber...
Quantas vítimas: Depende. Vítimas do monstro ou do governo?

   Pelo mesmo motivo dos aliens de Independence Day, o monstro de Cloverfield surge e acaba com parte da cidade. O motivo e o objetivo ninguém sabe. Talvez ele só estivessem entediado ou quisesse brincar, vai saber. O legal é um monstro de mais de 30 metros de altura simplesmente ficar oculto durante quase todo o filme. Enfim, o governo americano resolve por um fim na situação, explodindo uma bomba atômica no centro de Manhattan. Solução super simples. É como queimar uma floresta para matar uma cobra...

Por não conseguir um bom vídeo mostrando só a parte da destruição, peguei o trailer do filme...


3- O Dia Depois de Amanhã (2004)
O que: Uma onda gigante
Causa: Deve ser pela mudança do clima
Quantas vítimas: Quase toda a cidade, salvo algumas pessoas que se abrigaram nos edifícios

   Tenho o dvd deste filme e já o vi várias e várias vezes. Mas eu nunca consegui realmente entender da onde veio aquela onda ou porque ela se formou. OK, estava chovendo três dias seguidos em NY, mas o que causou a onda? Foi um maremoto, um asteróide, cloverfield? Quem sabe... Apenas sabemos que, assim como Indepence Day, Emmerich destrói com excelência NY.

Edit: O Furacão Sandy, que devastou NY em no final de outubro de 2012 me lembrou muito esse filme...




4- Eu Sou a Lenda (2007)
O que: Uma mutação genética
Causa: Uma vacina contra o câncer
Quantas vítimas: Segundo Will Smith, metade do mundo morreu e a outra metade virou zumbi.

   Esse é o primeiro filme da lista que apresenta um motivo para a devastação de NY. Após uma longa pesquisa, uma suposta vacina contra o câncer é descoberta. Sendo assim teve início a vacinação do povo, que, por algum motivo, começou a morrer ou a virar zumbi. NY, neste filme, não é alvo de nenhuma força da natureza, apenas da ação do tempo, onde as ruas e edifícios vão se deteriorando em um cenário pós-apocalíptico.

Novamente tive que usar o trailer. Entretanto dá para ver o estado de NY.


5- Presságio (2009)
O que: Um cataclisma causado pelo Sol
Causa: Um gigantesca explosão solar que destrói a Terra
Quantas vítimas: Aproximadamente 7 bilhões de pessoas

   Uma criança que prevê o futuro escreve vários números em um papel que é lido 50 anos depois ao cair nas mãos de um astrofísico. No papel existem datas de desastres mundiais, com o número de vítimas e o local. Até aí tudo bem, o astrofísico vai descobrindo um padrão nos números que estão escritos, até que percebe que o mundo não vai durar tanto assim... O que me deixou perplexo não foi o dom profético da garotinha, mas sim o final completamente non-sense do filme.



6- Impacto Profundo (1998)
O que: Queda de um meteoro no planeta
Causa: Bem, geralmente eles vêm do nada
Quantas vítimas: Algumas que não correram muito

   Assim como no O Dia Depois de Amanhã, neste filme Nova York também é alvo de uma onde gigante, só que esta é maior e mais forte. Este é o filme do período anterior a loucura de 2012. Prova disso é o "final feliz" do filme. Percebam que ultimamente os filmes-catástrofe não estão dando esperança de que a humanidade escaparia. Em Presságio e 2012, por exemplo, o planeta é destruído por completo.



7- Armageddon (1998)
O que: Uma chuva de meteoros
Causa: Deve ter sido a mesma coisa do Impacto Profundo
Quantas vítimas: Não se tem certeza

   Filme clássico. Apesar da cidade não ficar tão destruída, dá pra ver uns prédios caindo, algumas explosões, nada de mais comparado ao que já ocorreu em NY. Mas não chega a ficar um filme fraco.



Bônus 1 - Montagem de todas as destruições já ocorridas em NY



Bônus 2 - Curta "pixels" onde NY é destruída por jogos em pixel

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms