segunda-feira, 24 de maio de 2010

Consoles de nova geração: Controles de movimento.

   Fala pessoal do World News! Eu sou o Marques e vou participar aqui do Blog escrevendo algumas coisas sobre Tecnologia em geral. Eu tenho um outro Blog chamado Decades Games, onde falo sobre o mesmo assunto, só que mais voltado para Video-Games.

   Bem, como esse é o meu primeiro post aqui e ,como o Guga já fez uma breve introdução ao mundo dos consoles, hoje eu vou falar sobre o diferencial de cada um. O "porque" de comprar o console "X" e não o console "Y". Também vou adicionar diversos fatos que aconteceram oferecendo um conhecimento mais rico para vocês. Se ficar muito comprido, me perdoem.

   Vou tentar ser o mais claro o possível, explicando nomes e especificações que talvez, vocês leitores, podem não conhecer. *E para já ir começando, "Console" é o mesmo que falar "Video-Game"*.

Até antes do meio do ano passado, você poderia escolher um console da seguinte maneira:
  • Comprar um Xbox 360/Playstation 3 para se vislumbrar com gráficos lindos;
  • Comprar um Nintendo Wii para jogar jogos com o seu sensor de movimento.

   Sim, o controle com sensor de movimentação do Wii sempre foi o seu diferencial. Um meio de se destacar entre os outros consoles. A ideia foi maravilhosa e, quando apresentada, criou euforia em todos os Gamers pelo mundo. *Gamers significa "pessoas que jogam, admiram e entendem sobre consoles e assuntos que envolvem os games e grandes produtoras." Ou simplesmente quem joga video-game e gosta*.
   Mas ninguém esperava por um porém. O console da Nintendo, o Wii, conseguia reproduzir gráficos com uma qualidade muito menor do que os outros consoles lançados na época (Xbox 360/Playstation 3). Isso fez com que alguns Gamers escolhessem entre o console da Microsoft ou o da Sony, e deixando o da Nintendo de lado, o que não tirou o poder dela, pois vendia mais consoles do que qualquer outro.
   Mas isso está prestes a acabar. Finalmente chegamos ao assunto do post.


Controles de captação movimento nos consoles da geração atual


   Começaremos do início (?). Várias coisas foram propícias para a criação de controles de movimento para a Sony e a Microsoft. Claro, não que foi exclusivamente por causa dessa situação que eles foram atrás de criar um controle de captação movimentos, mas que ajudou, ajudou.

   A situação foi a seguinte: A Nintendo fez um sucesso extremo com o controle de captação de movimentos dele, o que já acendeu uma "lâmpada" na cabeça da Microsoft e da Sony. Querendo ou não, eles teriam que dar um jeito de entrar nesse mercado. E também eles estavam chegando a um ponto em que eles teriam que lançar outro console (de 5 em 5 anos, normalmente), o que seria impossível com as baixas vendas dos consoles e altíssimo custo de produções de jogos por algumas empresas (se lançassem uma nova geração, os jogos ficariam extremamente mais caros do que os atuais). *"Geração de consoles" é um termo utilizado para determinar períodos em que um console com uma capacidade "X" é lançado no mercado, deixando os antecessores muito ultrapassados*
   Então eles procuraram a saída mais fácil e menos dispendiosa para eles (vocês podem pensar que não, mas grandes empresas como a Microsoft e a Sony estão sempre vendo o que pode acontecer futuramente, então desde cedo eles já se organizam e preparam as suas ações). Criaram um controle de movimento para o console. Com isso eles poderiam "reviver" os consoles dando de 3 a 4 anos a mais de "vida útil" para o console (com isso eu dou a minha estimativa que os próximos consoles devem ser anunciados entre 2013 e 2014). Inteligente, não? Bem... Em partes.



A aposta da Sony. O "novo-velho" Playstation Move

   No meio de 2009 tanto a Microsoft quanto a Sony apresentaram os seus controles de movimento. Mas foquemos no da Sony por um momento.




   A Sony foi inteligente, mas pouco ousada. Ela pegou um conceito já utilizado pelo Nintendo Wii (captação de movimentos com um controle em uma mão e um controle simples em outra), e melhorou. Deixou o sistema  de captação muito bem feito e com respostas rápidas. Você mexe a mão e o "personagem do jogo" mexe a mão exatamente como você. 

   Com isso a Sony não apostou em algo novo, mas sim, aperfeiçoado. Era sucesso garantido visto o quão bem o Wii havia ido nas vendas até o momento.

   O problema é o seguinte. O Wii tem seus jogos "100%" feitos para o controle de movimento, ou pelo menos boa parte deles. Com a Sony é diferente. Claro, vão ter jogos exclusivamente feitos para o Playstation Move, mas não vão ser muitos. Talvez terão muitos jogos "bobinhos", o que faria a Sony entrar no mundo de jogos casuais, mas jogos casuais não fazem um console. O Nintendo Wii é recheado de jogos casuais, mas as vendas do mesmo são ridículas (em alguns jogos). *Jogos casuais são os jogos onde a dificuldade não é muito grande. Normalmente ele é bem curto e "bobo", por assim dizer*
   A aposta da Sony, para garantir o sucesso do Playstation Move, deveria ser fazer jogos exclusivos para o controle de captação de movimentos, e que, esses jogos não fossem "bobo". Creio que quase todos os jogos poderão ser alterados para aceitar a utilização do controle, mas jogos exclusivos fazem a diferença. Eles que são o diferencial para você comprar o console "X" ou o console "Y".






A aposta da Microsoft, o Project Natal

   A Microsoft está "estourando o balão" com esse "controle", se assim podemos dizer.
A ideia dela é brilhante. Jogar um jogo sem controles. 




   O Project Natal utiliza como "controle" o próprio corpo do jogador, captando ele com um acessório conectado ao console que possuí 2 câmeras, um sensor e um microfone, o que faz o "controle" apresentar também um reconhecimento facial e reconhecimento de voz. Pode parecer confuso e complicado, mas o interessante é que ninguém que fez um controle desse estilo foi levado à sério. Mas a Microsoft "chegou chegando" e investiu pesado no "controle".


   Uma coisa interessante é que, já que o Project Natal é sem controles e nunca nada foi feito no gênero, então os produtores não terão como "adaptar" jogos para serem utilizados no Project Natal. Isso faz com que vários jogos exclusivos para o Xbox 360 sejam lançados. O que da uma certa vantagem com as possibilidades de grandes franquias que podem vir a aparecer.

   Eu, pessoalmente, estou mais interessado no Project Natal, e a minha opinião é bem racional. A Sony investiu de forma inteligente, mas creio que é difícil que possa aparecer algo inovador e original para o Playstation 3, pois utiliza um sistema de captação de movimento já visto. O Project Natal apresenta "N" possibilidades. Os produtores de jogos podem criar coisas únicas e absolutamente originais para o console da Microsoft. É igual quando a Apple lançou o iPhone/iPod Touch, ninguém imaginava o que estava por vir (no quesito dos jogos).
   Pelo fato do aparelho conter uma tela Touch, as possibilidades para a criação de jogos foram aumentadas, fazendo o aparelho ter jogos únicos. E com esses olhos que temos que enxergar o Project Natal. Não pensar "Como que tal jogo vai ficar nele", mas sim, "O que pode sair dele que eu não faço nem ideia do que seja?". O peso está todo nas produtoras, para que sejam capazes de aproveitar ao máximo as capacidades do console e do "controle".






A aposta da Nintendo. Continuar na... mesma?



A Nintendo não pronunciou nada de um novo console ou controle para captação de movimentos. O meu medo é ela não fazer nada e ser "massacrada" pela Microsoft e a Sony, que deram um passo a frente. Com os controles de movimento de agora, a Nintendo parece ultrapassada e, se não mudar isso logo, talvez ela perca o seu terreno no mundo dos Games.



Então resumindo, se você quiser:
  • Comprar o Playstation 3, saiba que vários jogos estão a caminho e você vai poder jogar jogos já lançados antes com o Playstation Move, mas nada muito diferente do Nintendo Wii (em jogabilidade);
  • Comprar um Xbox 360, saiba que coisas que você nem consegue imaginar estão por vir e que existem mais chances de você ter vários lançamentos exclusivos para o console;
  • Comprar um Nintendo Wii,  saiba que você vai estar comprando um console que apresenta um controle de movimentos já ultrapassado e um potencial gráfico já ultrapassado. Então não espera nada muito diferente do que já teve antes para o console.

Hoje percebemos que temos 3 consoles com diferenciais bem mais visíveis do que nos anos anteriores. Você vai comprar tal console por um motivo mais concreto.

E foi isso pessoal! Eu espero que vocês tenham gostado, e desculpe pelo post tão extenso!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms