domingo, 23 de maio de 2010

World News Movies - Guerra ao Terror (adiantado)


   Meu povo, peço desculpas por estar quebrando a programação e tal, mas é por que amanhã, assim como semana passada, estarei sufocado de coisas. Vou tentar fazer todas hoje, mas se não der, pelo menos o post já está aqui. Bem vamos ao filme...

   Sinceramente, não aceito Guerra ao Terror como o ganhador de melhor filme no Oscar. Não tem como. Tudo bem, o filme é "bom", mas nem tão bem feito e construído, mas apenas pelo fato dele beirar a linha tênue entre filmes e documentários, ele já não podia ter ganho. O problema não é o filme, não são os atores, muito bons diga-se de passagem, mas sim a forma como foi construído tudo. Não tem começo e não tem fim, é como chegar no cinema depois do filme começar e sair antes do final. Me senti assim também em Queime depois de ler, mas pelo menos Guerra ao Terror é algo interessante de se ver.
   Vamos à sinopse: Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos.
   Me senti vendo um documentário do Discovery Channel. Acho até que Guerra poderia ter ganho o Oscar, de melhor documentário, ou melhor, ganho alguma coisa que não fosse melhor filme, por que para ganhar melhor documentário, deve ser filmado com pessoas reais e tal.  Whatever, não fui muito com a cara desse "filme", apesar de ser bem interessante. Eu mesmo não conhecia esse lado do Iraque, nem sabia que tinha um esquadrão do exército apenas para bombas no exército americano.
   As explosões são muito bem feitas, nem sei se são reais, mas são muito boas, assim como o enredo que, mesmo sem começo e fim, acaba te prendendo no sofá até o final. Nos primeiro 30 minutos pensei: "nossa, o tempo não passa nesse filme", e é verdade então desliguei tudo e fui dormir. Mas admito que passei todo o período entre o deitar e o dormir pensando no filme e nas personagens e fiquei sentindo uma vontade de terminar o filme. No dia seguinte vi tudo novamente, até o final.
    Como já disse antes, Guerra ao Terror não é ruim, é até digno de premiações, mas com concorrentes como Avatar e Bastardos Inglórios, Guerra não poderia ter vencido. Aliás, Bigelow até que não foi de toda ruim. Mas igualando os filmes, ela não poderia ter vencido Cameron e Tarantino. Enfim, parabéns pra ela. Agora vamos discutir o título do filme, que se baseia na operação oficial dos EUA contra o terrorismo no Iraque. Legal, mas vamos pensar em algo. Quando encontraram uma bomba na Times Square foi um atentado terrorista, mas lanças bombas e mais bombas contra países do Oriente Médio, não é terrorismo, é defesa. DEFESA DO QUE? VOCÊS SÃO O PAÍS MAIS PODEROSO DO MUNDO, VAI SE DEFENDER DO QUE?!?! Ninguém merece...
   Resumindo, Guerra ao terror não é um filme ruim, mas também não chega a ser ótimo. Bigelow até que mereceu o Oscar de Melhor Direção. O único problema é o enredo defeituoso e parado.

Imagens

Avaliação

Trailer

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms