terça-feira, 18 de maio de 2010

Túnel do Tempo - Descobrimento do Brasil


   Naquela época (entre 1300 e 1400), a rota mais usadas pelos europeus até as Índias, onde eles conseguiam as especiarias, era por Constatinopla. Até aí tudo bem, todo mundo feliz, carregando suas mercadorias pela cidade em direção à Europa, coisa e tal. Até que um belo e ensolarado dia, Constatinopla fecha as portas: só passa com mercadoria quem pagasse as taxas e eram senhoras taxas, pesadas demais para o comerciante ter algum lucro. Ocorrido isso, países como Espanha, Portugal, Inglaterra e França começaram a procurar por outra rotas.
   Então Portugal se lança ao mar, não de forma heróica, como desbravadores, mas sim meio que com medo, por que o Atlântico era tido como um mar povoado por monstros marinhos que afundavam os navios e comiam os tripulantes. Vai entender... Pois bem, Portugal foi pouco a pouco contornando a costa africano (chamada também de Périplo africano), "colonizando" algumas áreas e tal. Foi então que em maio de 1488 ele chega ao Cabo da Boa Esperança, anteriormente chamado de Cabo das Tormentas por conta dos redemoinhos que se formavam no local.
   Nesse ponto a Inglaterra e a Espanha acordaram pra vida. Perceberam que Portugal estava chegando às Índias e precisavam fazer alguma coisa. Foi aí que apareceu a figurinha de Colombo. Ele disse na Inglaterra que a terra era redonda (algo absurdo para a época, já que existia a crença de um abismo no "fim" do mundo) e que se fosse para oeste, em linha reta, chegariam às Índias. Ele foi taxado de louco, claro, e se mandou para a Espanha, onde os reis católicos Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão aceitaram sua ideia e financiaram sua viagem. Colombo seguiu seu pensamento mas não suspeitava da existência de um continente entre a Ásia e a Europa. Sendo assim, ao chegar na América em 12 de Outubro de 1492, imaginou estar nas Índias.
   A notícia de que Colombo havia chegado às Índias em um terço do tempo de Portugal caiu como uma bomba. França, Inglaterra e Portugal começaram a seguir o exemplo espanhol e se lançaram no Atlântico. Enquanto França e Inglaterra foram direto, Portugal fingiu que não ia, ia continuar em sua rota, mas depois desviou sua rota para a América. este ponto é confuso. Não se sabe se foi o rei português, D. Manuel, que mandou o desvio ou foi uma intempérie que os tirou da rota. Acidente ou não, Portugal chegou no que hoje é Porto Seguro.
   Eis a conclusão: França e Inglaterra, ao norte, colonizaram o Canadá e os Estados Unidos, respectivamente. A Espanha pegou toda a parte central do continente, um pedaço do norte (México) e mais um pedaço do sul, onde através de um tratado com Portugal (Tratado de Tordesilhas) dividiu as terras. Portugal pegou apenas uma parcela do território, o que hoje é o Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms